• Eroflex

UMA COMPARAÇÃO ENTRE COURO GENUINO E COUROS ARTIFICIAIS

Atualizado: 14 de Mar de 2019


O couro sintético (também conhecido como couro ecológico) por vezes é considerado uma opção mais favorável devido ao custo mais baixo que o couro legitimo. Porém, mesmo com o custo mais elevado o couto real continua com sua alta demanda, devido suas características insubstituíveis, como durabilidade excepcional, conforto e melhoria de sua qualidade com o passar do tempo. Aqui faremos a comparação com dois tipos adicionais de couro sintético: tecido de imitação de pele de PU e tecido de couro sintético de PVC.

Tecido de couro sintético PU

O tecido de couro PU é confeccionado através de aplicação ou laminação de um acabamento 100% de poliuretano para um material base. Tipicamente os materiais básicos incluem poliéster, algodão, nylon ou rayon. O procedimento é feito através de um rolo que aplica um padrão de grão artificial à superfície para imitar a aparência de couro genuíno, onde o grão artificial é sempre muito uniforme para melhor acabamento.

Tecido de couro falso de PVC

O tecido de couro de PVC é muito semelhante ao tecido de couro PU. Mas em vez de poliuretano, o tecido de couro de PVC é feito pela combinação de polivinilcloreto com estabilizadores (para proteger), plastificantes (para amaciar) e lubrificantes (para tornar flexível) e, em seguida, aplicando a um material base. Novamente, os materiais básicos são poliéster, algodão, nylon ou rayon.

Couro Legítimo

O couro genuíno é feito de materiais orgânicos, geralmente couros bovinos. As fibras naturais de colágeno estão intrinsecamente entrelaçadas, proporcionando maior durabilidade aos produtos fabricados pelo homem. Existem inúmeras variações de couro com diferentes tipos de acabamentos, melhor proteção contra o desgaste diário, maior durabilidade, no entanto, todo couro legitimo é incomparavelmente mais forte devido à composição inata dos couros.

Cuidados ao comprador

Embora o couro sintético possa ser atrativo devido a seu baixo custo, facilidade de aquisição e de higienização com variados produtos químicos, é importante lembrar que sua superfície laminada muitas vezes racha-se em pouco tempo de uso se comparado ao couro legitimo que é conhecido por sua durabilidade que costuma ultrapassar o período de 10 a 20 anos.


912 visualizações

Eroflex Mobiliário Corporativo

Rua Cavadas, 43 Guarulhos - SP